Como conseguir recursos para um evento – além do patrocínio

Publicado por Priscila Vieira em

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Depois de ter um objetivo bem definido, de saber exatamente para que você precisa de recursos e de ter um método de controle confiável, é hora de ir atrás do apoio financeiro. Caso você ainda não tenha feito algum desses passos que mencionei e precisar de ajuda, volte ao blog e dê uma olhadinha em outros blogposts pra te ajudar neles. Veja algumas maneiras além do patrocínio:

    1) Apoio de palestrante (conteúdo do evento)

    Nos eventos, palestrantes são, com certeza, uma das atrações principais. E por ganharem tanta atenção, você pode aproveitar para negociar uma troca de interesses. Pode ser que o palestrante esteja interessado em aparecer e fazer a divulgação do seu trabalho para o público específico que estará no evento, contribuindo financeiramente para o evento. Ele pode também ajudar dando um desconto significativo, ou até mesmo não cobrando por sua apresentação. Isso dependerá, claro, de negociação e também do seu relacionamento com cada palestrante.

    2) Venda de itens e atividades

    Se seu evento for gratuito, você não poderá contar com o dinheiro dos ingressos. Na verdade, mesmo que seja pago, os valor dos ingressos já deve ter seu destino definido. Por isso, se precisar levantar mais fundos para o evento, uma opção é fazer a venda de itens, como camisetas, brindes e outros produtos dentro do site ou no próprio evento. Ou ainda realizar uma ou mais atividades pagas – como cursos, workshops, treinamentos – durante o evento.

    3) Trabalho voluntário e doação de recursos e serviços

    Nem sempre o recurso financeiro virá em forma de dinheiro. Conseguir pessoas para trabalhar voluntariamente também é uma forma de economizar e, portanto, é um grande apoio financeiro. Além disso, você pode conseguir doações de empresas oferecendo seus recursos e serviços. Exemplo: empresa de alimentação que fornece o Buffet, empresa de locação salas oferece um lugar para a realização do evento e assim por diante.

    4) Apoio de entidades associativas e Doações

    Dependendo do perfil e do tipo do evento, é possível conseguir doações de instituições e organizações. Se, por exemplo, você estiver promovendo um evento educacional na área de Farmácia, pode conseguir uma doação ou apoio de associações ligadas a este setor.

    É importante ter em mente que doações nem sempre virão em forma de dinheiro, podem vir como itens a serem utilizados no evento, ou mesmo produtos para promoção de sorteios durante o evento – uma maneira de incentivar o público a participar.

     

    Como RETRIBUIR o apoio financeiro:

    Isso vai depender do objetivo do seu evento e das empresas e pessoas que estão lhe apoiando. Assim como no patrocínio, sempre deve haver uma maneira de o apoiador ser recompensado. No passado, na maioria das vezes, a exposição da marca por meio da divulgação do evento era suficiente como retribuição ao apoio.

    Entretanto, hoje, além dessa divulgação que passou a ser básica e comum, é necessário pensar em retribuir ampliando a conexão do público participante com o apoiador. Pense como se fosse uma via de duas mãos, ambos se beneficiam com o potencial da oportunidade. É importante que deixe tudo isso muito claro na hora da captação dos recursos. Dessa maneira, você garante que as partes envolvidas saiam satisfeitas e não se sintam lesadas.

     

    Gostou das dicas? Deixe um comentário com sua opinião sobre o assunto e compartilhe conosco seu conhecimento. Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para perguntar, vamos adorar trocar ideias sobre esse tema e lembro que, se desejar, você pode receber dicas aqui do blog em seu e-mail, assinando minha newsletter.

    Um abraço e sucesso a todos!

     

    Priscila Vieira
    Estrategista comercial em eventos


    0 comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×