7 dicas para conseguir patrocínio para o seu evento
Nem sempre conseguimos fazer tudo o que desejamos em nossos eventos sem ajuda externa. Nesse sentido, os patrocínios exercem um papel fundamental, afinal são eles quem facilitam a execução de nossas ideias.
O alcance da excelência na captação de patrocínios de um evento está diretamente vinculado ao seu propósito, à conexão com seu público alvo e à gestão de recursos. Porém, nem sempre é fácil fazer com que pessoas e empresas apostem e invistam em seu evento. Sabendo disso, reuni 7 dicas que com certeza irão ajudá-lo a atrair patrocinadores para seu evento. Acompanhe abaixo:
1. Tenha objetivos claros
O primeiro passo é definir quais são os objetivos do seu evento. O que você deseja alcançar com ele: Expandir o alcance de sua marca? Vender mais? Fazer networking? Seja qual for, para saber qual o tipo de patrocinador deve procurar, tenha muito claro em sua mente quais devem ser os resultados alcançados.
2. Defina seu público-alvo
Depois de estabelecer objetivos claros, você precisa definir qual será o tipo de público do evento. Clientes? Imprensa? Fornecedores? Saber o perfil dos participantes vai ajudá-lo a atrair patrocinadores que também estejam interessados nesse público.
3. Planeje as atividades do evento
Para o patrocinador, também é importante saber quais atividades serão realizadas no evento que ele vai investir. Qual formato do evento? Serão palestras? Quais serão os temas? Quais experiências serão proporcionadas? Quem será o palestrante? Haverá sorteios? Workshops?
Quais as ações e oportunidades de interação com público participante e a marca do possível patrocinador? Tenha tudo isso definido e muito claro no seu planejamento para mostrar ao patrocinador.
4. Faça um bom plano de divulgação e comunicação
Fazer um bom plano de divulgação e de comunicação do evento, é um passo importante e estratégico para conquistar o patrocinador. Lembre-se que para que a divulgação seja efetiva você não precisa, necessariamente, ter uma propaganda do evento no horário nobre da TV, como há alguns anos atrás. Atualmente, temos canais de divulgação digitais, por exemplo, até mais efetivos. Isso sem falarmos de influenciadores e de outras opções offline, a serem exploradas.
O mais importante é que a publicidade esteja alinhada aos objetivos e ao público envolvido no evento. Selecione os canais de divulgação do seu evento de acordo com hábitos, interesses e comportamentos do seu público alvo.
5. Pesquise o mercado
Um grande erro antes de solicitar patrocínio a uma empresa é não pesquisar sobre ela. Entenda antes sua visão, missão e valores e, por último, mas não menos importante, qual o ponto de conexão entre seu evento e o possível patrocinador.
Saiba qual é o seu posicionamento no mercado, qual a linguagem que utiliza na comunicação com seu público, pesquise as estratégias que vem usando na sua empresa.
Tudo isso vai ajudar a entender se o possível patrocinador está alinhado a seu evento.
6. Mostre resultados
Uma boa maneira de conquistar os patrocinadores é apresentando resultados de eventos anteriores. Mostre o número do público presente, feedbacks de participantes, apresente relatórios do impacto gerado pelo evento, no mercado e para a comunidade e também reportagens publicadas na imprensa que falam sobre o evento.
Explique como foi a divulgação, quais os veículos e mídias envolvidos, e quais foram os retornos da publicidade. Isso vai ajudar seu possível patrocinador a enxergar o verdadeiro valor da sua proposta.
7. Fale sobre os benefícios que seu evento trará ao patrocinador
O que o patrocinador irá ganhar investindo em seu evento? Até bem pouco tempo atrás, era o suficiente as empresa patrocinarem em troca de publicidade durante o evento e também em sua divulgação. Porém, hoje o mercado está bem mais exigente e seletivo em relação a escolha em patrocinar desse ou daquele evento, deve haver uma conexão clara e diferenciada entre o evento e os interesses, estratégias e objetivos do futuro patrocinador.
Estabeleça cotas de participação do patrocinador de forma personalizada, tratando cada cliente como único. Estabeleça as possibilidades iniciais de entregas disponíveis em seu evento detalhe o público que estará presente, as possibilidades de prospecção e mostre a oportunidade de novos leads para esse futuro patrocinador, e deixe sempre a conversa aberta para a possibilidade de construírem juntos a melhor forma de participação em seu evento.
Não esqueça que depois de conquistar seu patrocinador, você precisa de comprometimento na entrega do que foi acordado no patrocínio. Valorize esse relacionamento no pós evento, certifique-se de que a expectativa de seu patrocinador foi atingida. São pequenos cuidados que podem te garantir o patrocínio da próxima edição!
É isso, a partir de agora é contigo. Mas quero lembrar você que nossa equipe é especializada em te ajudar na sua busca de investimento e de apoio para o seu evento, entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.
Em meu próximo artigo vou falar sobre como promover seus patrocinadores no seu evento. #FicaADica, assine nossa newsletter para ficar por dentro.
Um grande abraço e sucesso a todos!
Priscila Vieira
Estrategista comercial em eventos
5 comentários
José Ramos Oliveira Cordeiro · 7 de outubro de 2014 às 19:33
Boa tarde querida Priscila Vieira agradeço muito por esse site que lhe deseja maravilhas na sua vida um forte abraço fica com Deus
Márcia Almeida · 20 de outubro de 2014 às 17:11
Olá me ajudou bastante essa matéria, mas, necessito de um modelo de um projeto para eventos.
Grata se poder me ajudar..
Cordialmente..
Márcia Almeida
José Luis · 9 de junho de 2015 às 21:05
Querida Priscila tudo bom seu blog é maravilhoso parabéns, sou marinheiro de primeira viagem estamos viabilizando nosso primeiro evento trata-se de uma corrida de rua, é um sonho que não vai ser medidos esforços para sua realização estamos usando seu blog como ancora a realização deste sonho .
Marcia Cristina · 14 de novembro de 2015 às 4:25
Olá,
boa noite!
Estou lendo seu artigo, e tentado sozinha sem sucesso. Vou começar a pedir ajuda na divulgação, para procurar meu Filho. Ele está desaparecido, e muitas coisas fiz e sem nenhuma resposta. Preciso de divulgação! Mas nada com sucesso.
Então resolvi procurar na Internet, e achei suas dicas importantes.
Desde já, agradeço.
Sucesso para Eu e Você.
Ricardo George Barbosa · 20 de junho de 2016 às 20:54
Muito bom o conteúdo será muito aproveitado para mim.
Gostaria que me cadastre-se no newsletter pois tentei e não tive resultados.
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