Eventos Esportivos e seus benefícios para a imagem da empresa
Em meu último artigo (que você lê aqui), falei sobre como os Eventos Esportivos podem ser uma excelente ferramenta estratégica para as empresas. Apresentei as principais vantagens desse tipo de evento, de que maneira eles podem ser realizados e contei o que você deve levar em conta na hora de promover um Evento Esportivo na sua organização.
Seja por meio da divulgação do evento, ou mesmo pelo patrocínio de atletas ou de Eventos Esportivos, a imagem da empresa tem muito a ganhar ao associar sua marca ao esporte. E é sobre isso que quero falar hoje. Para isso, destaco três vantagens dos eventos esportivos:
1) Mídia espontânea
Os Eventos Esportivos – principalmente se abertos à comunidade – geram mídia espontânea, pois são motivo de notícias relacionadas a acontecimentos no local em que acontecem.
2) Reforço ou construção da imagem institucional
Por meio de atividades esportivas, a marca proporciona momentos de descontração, prazer e alegria aos participantes. A emoção que o esporte oferece ao público é transferida para a imagem da empresa envolvida na realização do evento – seja como patrocinadora ou organizadora.
3) Rejuvenescimento da imagem da marca
O incentivo a atividades esportivas constrói uma imagem mais jovem da empresa, tanto em relação ao produto/serviço, quanto para a marca da organização como um todo.
PATROCÍNIO A EVENTOS ESPORTIVOS
Patrocinar atividades, atletas e Eventos Esportivos pode ser muito interessante para a sua marca. Isso porque, ao apoiar o esporte, todo o conceito e os valores trabalhados dentro das modalidades – concentração, qualidade de vida, disciplina, foco, etc. – são diretamente associados à organização. E uma marca ligada ao incentivo do esporte será sempre bem-vista pelo público.
Nesse sentido, estes são os tipos de patrocínio que as empresas podem desenvolver em termos de eventos esportivos:
Patrocínio a equipes
A empresa pode associar sua marca a equipes de futebol, natação, judô, tênis, vela, entre outras modalidades que são constituídas por mais de um atleta. Esse tipo de patrocínio reforça a valorização do trabalho em equipe.
Patrocínio a atletas
Essa é uma forma de investimento mais direcionada. Ao patrocinar um atleta, tudo o que estiver relacionado a ele impactará na imagem da empresa. Muitas organizações patrocinam atletas de renome – verdadeiras celebridades – para agregar credibilidade à sua marca e alcançar o público em âmbito nacional e internacional.
Patrocínio de equipes e atletas institucionais
Também
é possível que a empresa patrocine atletas que são colaboradores da empresa, incentivando a prática de esporte fora do trabalho e expandindo a associação de sua marca para além do ambiente corporativo. O Pão de Açúcar, por exemplo, patrocina uma equipe de corrida formada por colaboradores da empresa. Os profissionais vestem literalmente a camisa da empresa.
ÍNDICES DE RETORNO
Para avaliar o retorno que a realização ou mesmo o patrocínio de Eventos Esportivos deu à empresa, é possível avaliar diferentes aspectos:
- Avaliação da expansão da marca e captação da percepção do público em relação à empresa associada ao esporte;
- Mensuração da exposição da marca na mídia antes, durante e após o evento (por meio do clipping de tudo que saiu na imprensa);
- Análise comercial que verifica o número de negócios gerados direta e indiretamente por meio do Evento Esportivo.
O esporte só transmite coisas boas às pessoas. Seja promovendo um evento ou apoiando a realização de atividades esportivas, sua empresa só tem a ganhar. Pode apostar!
Sucesso!
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Se você tem interesse em realizar ou patrocinar um Evento Esportivo ou um atleta, mas não sabe por onde começar, entre em contato comigo. Além de grande experiência em Eventos Corporativos, atuo em parceira com uma empresa especializada em Eventos Esportivos. O alinhamento dessas duas áreas pode trazer resultados incríveis para sua empresa: (11) 98344-2910 | contato@priscilavieira.com.br
1 comentário
Victor Hugo Soares dos Santos · 1 de maio de 2019 às 22:14
Olá Priscila muito obrigado pelo material! Ele é de muita valia até mesmo para quem está querendo patrocínio. Fica muito mais fácil explicar para o patrocinador os benefícios que ele vai ter em ajudar o atleta ou o evento.